segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Vamos discutir?




Discussão acerca do currículo adaptado para alunos com NEE ( necessidades especiais educativas)

O currículo é visto como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
Tomando por base Vigostsky ( 1983 ), uma criança portadora de um defeito não é simplesmente uma criança menos desenvolvida que as demais, apenas se desenvolve de forma diferente.
As Adaptações Curriculares constituem possibilidades educativas de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos, com base no principio da individualização do ensino, e consistem na planificação e ação do docente fundamentada em critérios que definam: o que o aluno deve aprender; como e
quando aprender; que forma de organização de ensino são mais eficazes para o processo de aprendizagem; o que, como e quando avaliar o aluno.
Levando em consideração estes pensamentos como você vê essas adaptações e de que forma devem ser feitas?

Um comentário:

  1. A escola tem um papel decisivo a desempenhar na formação e desenvolvimento da criança ou adolescente, no sentido de minimizar as diferenças e proporcionar a todos os alunos uma plena integração na escola e, posteriormente na sociedade.
    A inclusão não pode ser um processo meramente socializador. Não interessa implementar politicas sem haver uma formação contínua dos professores para que tenham em mente a plena inclusão dos alunos no contexto educacional como SER independente de suas características físicas, mentais, intelectuais e sensoriais.

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